sexta-feira, 17 de abril de 2015

Quem foi ELISA DE SOUSA PEDROSO?

Elisa Baptista de Sousa Pedroso nasceu a 10 de Julho de 1876, em Vila Real. Com 7 anos foi para Lisboa, devido a compromissos políticos do pai. Teve formação nas áreas das línguas, humanidades, música e piano.
Apresentou-se publicamente aos 14 anos e realizou numerosos recitais de piano em Portugal, Espanha e outros países europeus.
Estudou piano com Francisco Baía, Alexandre Rey Colaço e José Vianna da Motta e em Paris com Ignaz Friedmann, Edourd Risler, Raul Pugno e Alfredo Casella.
Como pianista abordou todos os géneros e escolas com completo domínio e perfeito estilo de cada época e de cada compositor. Prova disso são as inúmeras críticas favoráveis, quer por parte do público, quer por parte dos críticos da época, tanto em Portugal como no Estrangeiro.
Para além de instrumentista, Elisa Baptista de Sousa Pedroso dedicou grande parte da sua vida  à difusão da música e por sua iniciativa actuaram em Portugal importantes artistas do século XX. Organizou concertos pelos melhores compositores e executantes estrangeiros da época e incitou dezenas de músicos portugueses a prosseguirem as suas carreiras. Promoveu intercâmbios entre Portugal e diversos países europeus, bem como intenso intercâmbio musical entre Portugal e Espanha, tornando-se numa das maiores mecenas da época.
Em 1934 fundou, em Lisboa, o Círculo de Cultura Musical, tornando-se presidente vitalícia. Cria, ainda, delegações por todo o país, ilhas e colónias portuguesas, nomeadamente em Braga, Porto, Guimarães, Setúbal, Viseu, Aveiro, Viana do Castelo, Madeira, Açores, Angola, Moçambique, Goa e Macau.
Em 1947 aderiu à ideia de fundar uma Juventude Musical Portuguesa.
Elisa Baptista de Sousa Pedroso foi uma grande animadora e divulgadora da Música Portuguesa. Distinguiu nos seus salões, em notáveis serões, os principais vultos da arte e da literatura nacional, bem como as maiores celebridades estrangeiras que visitavam Portugal.
Em Vila Real deu pelo menos dois concertos. O primeiro, a 19 de Novembro de 1899, no Teatro Circo, em benefício do Asilo-Escola e do Asilo da Infância Desvalida. O segundo, em 24 de Julho de 1938, por ocasião da entrega dos prémios das Corridas do Circuito Internacional de Vila Real.

Sem comentários:

Enviar um comentário